top of page

Programas

​"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” Nelson Mandela
Sala Azul/Berçário

 

Projecto "Despertar para  o Mundo"

Segundo Gabriela Portugal "aquilo que a crianças necessitam é de atenção às suas necessidades físicas e picológicas, uma relação com alguém em quem confiem, respeito, um ambiente seguro,saudável  adequado ao seu nível de desenvolvimento, oportunidades de interagir com outras crianças e liberdade para explorar uilizando todos os seus sentidos"(1998:208) É através dos sentidos que a criança tem o primeiro contacto com o mundo, com  isto adapta-se ao meio e começa a construir o seu conhecimento do mundo e de si, tendo por base o que os seus sentidos lhe transmite.

"Despertar para o Mundo", foi o título encontrado que melhor expressa o que pretendo trabalhar neste ano lectivo, é através do brincar que a criança começa a "despertar" para a percepção que tem da realidade, simultanamente observa,descobre, pensa, compartilha, comunica e estabelece bases do seu crescimento e evolução, são os sentidos que transmitem a percepção que tem da realidade. Deste modo quer o brincar, quer os sentidos contribue cada um à sua maneira para a criança construir a sua identidade, conhecer-se a si, aos outros e ao meio em que está inserida.

 O nosso dia a dia

Ao longo do dia as crianças vão sendo estimuladas ouvindo música adequada, explorando brinquedos e espaço (por exemplo tapete) interagindo com os adultos e as outras crianças. O adulto conversa com as crianças, canta, conta-lhes histórias, brinca com ela, verifica se as fraldas precisam de ser mudadas, proporciona momentos de calma e sossego para que possam descansar e adormecer de forma tranquila.

Durante o dia existem vários momentos destinados à alimentação: reforço da manhã, almoço, lanches sem esquecer a água que o adulto "oferece" várias vezes ao dia.

É importante que o ambiente seja calmo e que se respeite o ritmo de cada um.  


Sala Verde - 1/2 anos

 

O nosso projecto chama-se: "1,2,3 uma conquista de cada vez"! Porquê?

As crianças pequenas procuram o sentido de si próprias para depois compreenderem o mundo, fazem as suas conquistas diariamente e de forma determinada, assim justifico o título que dei a este projecto “1,2,3 uma conquista de cada vez”. Ou seja, a criança explora o seu mundo e á medida em que vai acontecendo a criança começa a conhecer-se, fazendo uma conquista atrás de outra e assim vai construindo a sua imagem e a perceber que é um ser único e individual. Depois começam a relacionar-se com os outros, estabelecendo relações sociais e o próximo passo será explorar o mundo que a rodeia!

Qual é o papel do Educador de Infância?

Então, se as crianças mais pequenas têm a necessidade de se conhecerem a si próprias, ao mundo que as rodeia bem como todas as pessoas ao seu redor, cabe ao educador de infância promover o desenvolvimento de relações de confiança e bem estar, através de gestos, palavras e comportamentos compreensivos que transmitam tranquilidade. Ser alguém que estabeleça limites claros que permitam á criança sentir-se segura para aprender a tomar decisões e fazer escolhas para as quais ainda não tem maturidade suficiente, mas que irá permitir o seu desenvolvimento ao nível da autonomia e auto-estima. O educador deve ser alguém com um vocabulário estimulante e motivador, com empatia e responsável, que promova uma aquisição da linguagem da criança através de interacções entre ele e a criança e o seu desenvolvimento emocional.

Qual é o método de trabalho e avaliação na Sala Verde?

Na sala verde privilegiam-se processos naturais de desenvolvimento e aprendizagem. Todas as experiências do dia-a-dia, tudo o que acontece faz parte da formação de cada criança que integra o grupo, contribuindo para o seu desenvolvimento total e integração social.Todas as actividades são planificadas de acordo com os objectivos propostos nas diferentes áreas.

Tudo o que acontece na sala verde é pensado de forma a suprimir todas as necessidades das crianças, é planificado e organizado de forma a que todos participem tendo em conta o interesse e ritmo de cada criança. É importante enfatizar o facto de que todas as planificações são flexiveis porque o seu sucesso depende do nível de implicação das crianças.

Todo o projecto é elaborado tendo como base os princípios orientadores e valores que estabelecemos dentro da nossa comunidade educativa juntamente com o que as ciências da educação e a psicologia nos dizem sobre o comportamento, aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Só depois de se conhecer a realidade que nos rodeia é que teremos todas as partes da equação e assim torna-se possivel determinar objectivos, planificar, seleccionar e organizar conteúdos bem como estratégias, recursos elaborar instrumentos de observação/ avaliação. 

Na sala verde, as avaliações serão realizadas em três fases, a primeira será uma avaliação diagnostica (onde se pretende conhecer o grupo, as suas necessidades, os seus interesses, capacidades, nível cognitivo). No 2º período (meados de Janeiro), realizar-se-á uma outra avaliação para se perceber se os objectivos propostos para o 1º período foram alcançados com sucesso e estabelecer novas metas a atingir. No 3º período (Junho) proceder-se-á a uma última avaliação de cada criança que determina as competências adquiridas pelas crianças ao longo do presente ano lectivo.

Em suma, percebe-se a importância da intencionalidade educativa do educador não só através da avaliação como de todo o projecto pedagógico. Cabe-lhe a ele dar resposta às necessidades educativas de cada criança e do grupo de crianças.

Sono:

Entre os 12 e os 24 meses, o bebé pode dormir sensivelmente cerca de 15h por dia (tendo em conta a hora da sesta), sendo no mínimo 10 a 12h de sono nocturno.

É importante voltar a referir  que as idades sugeridas para determinada alteração ou aquisição de comportamento são apenas orientadoras e não rígidas, cada criança terá o seu próprio tempo e ritmo mediante as suas próprias características individuais.

Como está organizada a Sala Verde?

Quando se pensa num espaço educativo há que ter em conta se vai potenciar as aprendizagens das crianças que o vão utilizar. Neste sentido, a equipa educativa considera o espaço como “um segundo educador”, ou seja, como um facilitador do desenvolvimento da criança, das suas capacidades e competências.

Um espaço organizado e composto permite uma maior estruturação da parte do pensamento da criança que o integra, de forma a tornar-se cada vez mais autónoma e independente, não só ao nível do pensamento mas também da sua acção sobre os objectos e/ ou acontecimentos. Então implica pensar em espaços que permitam a sua exploração e do corpo, para desenvolver a motricidade global, as capacidades cognitivas e manipulativas (livros, puzzles, jogos de encaixe, bonecos...).

As crianças de 1 ano de idade precisam de um ambiente  organizado e planeado, para que consiga aprender. Precisam de espaço para explorar e fazer experiências, resolver problemas, tomar decisões e por esta razão há uma necessidade para dividir a sala por áreas de interesse ou cantinhos bem definidos onde os materiais e objectos se encontrem acessíveis, com o objectivo de encorajar actividades diferentes, assegurar a visibilidade dos objectos e materiais que incluem, bem como a locomoção entre as diferentes áreas.

Cada uma das diferentes áreas tem material especifico e diversificado. Cada recurso permite uma variedade de actividades lúdicas que reflectem o tipo de vida familiar e a arrumação dos materiais nos devidos lugares, proporcionando a execução do ciclo encontrar-brincar-arrumar. O material didáctico é adequado, estimulante e rico de forma a promover o desenvolvimento global da criança.


Sala Laranja - 3 Anos

 

 

O nosso Projecto Curricular de Sala…

Olá a todos!

Um dos elementos mais importantes na intervenção educativa, de qualquer educador, denomina-se por Projecto Curricular de Sala.

Elaborado de acordo com as necessidades e interesses do grupo de crianças, o PCS é um elemento dinâmico, que regula a prática pedagógica/educativa do educador e que procura salvaguardar o desenvolvimento global e equilibrado de todas as crianças, dando resposta a todas as suas necessidades/interesses e desafios.

Dada a sua relevância e o seu papel vital no dia-a-dia do grupo de crianças , pareceu-me pertinente divulgar, as informações chave, do projecto curricular da sala laranja, para o próximo ano lectivo 2016/2017:

 

PROJECTO CURRICULAR DE SALA – SALA LARANJA- ANO LECTIVO 2016 2017

. Significado e importância do Projecto Curricular de Sala.

. O projecto curricular de sala é um instrumento de organização e gestão de aprendizagens de um grupo de crianças.

. Privilegia uma educação globalizadora e integrante, que potencia a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de competências e a aquisição de valores morais e sociais;

. Contempla as opções e intenções educativas do educador e as formas como prevê orientar as oportunidades de desenvolvimento e aprendizagens de um grupo, sendo um elemento regulador do seu trabalho.

. Foi elaborado de acordo com as características específicas deste grupo (caracterização e organização do ambiente educativo) e tem como principal objectivo, dar resposta às necessidades e capacidades das crianças desta idade, com uma maior eficácia e estabilidade pedagógica. É, a partir destes elementos, que foram traçados objectivos, conteúdos e o plano anual de actividades.

 

. Fundamentação do tema do Projecto Curricular de Sala

. O projecto para o, ano lectivo 20116/2017, intitula-se “Conhecer, fazer e Ser: Vamos todos aprender!”. O título é justificado pelo facto de ser abrangente, globalizante e integrador e por contemplar as diversas dimensões do desenvolvimento de uma criança (desenvolvimento motor, desenvolvimento social, desenvolvimento emocional e desenvolvimento cognitivo);

. O projecto também assenta nas directrizes do relatório apresentado pela Unesco, sobre a educação para o Século XXI, o qual considera que a educação que tem em vista o desenvolvimento global e equilibrado da criança, deve assentar em quatro tipos específicos e complementares de educação: aprender a conhecer (conhecimentos teóricos); aprender a fazer (competências), aprender a viver com os outros (competências sociais), aprender a ser (valores morais).

. Integrado neste projecto estará subjacente o tema: Bons hábitos alimentares, projecto curricular da instituição, para o ano lectivo 2011/2012.

 

. Metodologia pedagógica e procedimentos de avaliação

. A metodologia aplicada na sala Laranja tem em consideração diversos factores, nomeadamente, o nível de desenvolvimento do grupo de crianças, bem como, a sua capacidade de aprendizagem;

. Todas as experiências do dia-a-dia, tudo o que acontece faz parte da formação de cada criança que integra o grupo, contribuindo para o seu desenvolvimento total e integração social;

. É uma metodologia activa, que promove a formação global e equilibrada da criança, recorrendo a aprendizagens pela experiência;

. A metodologia oscilará entre a exploração de temas de vida (onde o educador é o principal impulsionador das propostas) e a metodologia de trabalho de projecto (onde a criança é um elemento dinâmico e se torna parceiro de aprendizagem e descoberta do educador, tornando o processo muito mais rico e significativo).

. A organização dos grupos, no decorrer das actividades, poderão oscilar entre actividades colectivas, de pequeno grupo e individuais. Contudo, será sempre respeitada a individualidade e o ritmo de aprendizagem de cada criança.

. A avaliação transmite-nos a evolução contínua da criança, permitindo fazer adaptações curriculares em função do nível de capacidades de cada uma, dotando a prática educativa do educador de uma maior intencionalidade pedagógica e de um maior respeito pelas individualidades de cada criança;

. Poderá ser de carácter qualitativo (onde existe uma descrição pormenorizada da avaliação da criança) e/ou quantitativo;

. Relativamente à sua periodicidade, o processo de avaliação do grupo da sala laranja será realizado em 3 etapas distintas, de forma, a assegurar a existência de uma avaliação contínua: - Outubro – Avaliação Diagnóstico; Fevereiro – Avaliação Semestral; Junho – Avaliação Final.

 

. Organização do Ambiente Educativo

. Um ambiente bem pensado promove o progresso das crianças em termos de desenvolvimento físico, comunicação, competências cognitivas e interacções sociais (Hohmann, 2004);

. A organização do espaço procura ser o promotor do desenvolvimento da criança, dando-lhe as oportunidades e desafios necessários, para que efectue escolhas, tome decisões e, desta forma, desenvolva as suas capacidades e competências;

. Permite à criança estruturar o seu pensamento e desenvolver noções espacio-temporais: Maior grau de autonomia e independência (Pensamento, interacções sociais e objectos).

A sala Laranja está dividida em 5 áreas de interesse específico: Área de Grande Grupo/Biblioteca; Área dos Jogos; Área de Jogo Simbólico (Casinha); Área da Garagem/ Construções; Área de Trabalho; Área da Pintura.

 

. Organização do Tempo

. Uma rotina diária estruturada permite às crianças interiorizar a lógica dos acontecimentos e actividades diárias, tornando-as autónomas e seguras;

. O horário de entrada na creche é até às 9h30, período a partir do qual, são iniciadas as actividades lectivas. Qualquer entrada, posterior a este horário, coloca em causa o bom funcionamento da sala, pelo que, todas as crianças devem tentar ser pontuais

Todas as quartas-feiras, das 10h30 ás 11h00 é dinamizada a sessão de Expressão Musical.

 

. Organização da equipa educativa

. O horário da equipa, apresentado, foi pensado de forma a garantir uma resposta adequada às crianças de acordo com o seu tempo de permanência e o tipo de cuidados a prestar às crianças.

. A equipa da sala laranja é constituída por uma Educadora de Infância  e uma auxiliar de acção educativa.

. Relação Escola- Família

Como estratégias de envolvimento entre a creche e a família, destacam-se, por exemplo:

. Utilização do caderno “Vai-Vem”/E-Mail de sala (O qual possibilita a troca de informação entre a escola e a família, quer entre a família e a escola);

. Exposição do trabalho das crianças (De forma a que os pais/familiares possam acompanhar as actividades e o desenvolvimento das crianças através das suas produções);

. Dia de Atendimento aos pais/encarregados de educação (Através desta reunião com a educadora de sala, os encarregados de educação poderão esclarecer dúvidas, trocar opiniões ou sugestões com o elemento da sala, todas as segundas feira ás 17h, mediante marcação prévia de pelo menos 48h);

. Encontros formais/informais (Através dos quais existe uma troca directa de informações sobre o estado e/ou desenvolvimento da criança.

 

Em Conclusão…

. É fundamental permitir que as crianças pequenas possam agir com crescente autonomia e independência, num ambiente acolhedor e motivador, com oportunidades e interacções adequadas, para que interiorizem um espírito de aventura e de exploração, tendo como objectivo a descoberta do mundo físico e social. Nesta faixa etária é, assim, imprescindível promover:

. Oferecer um ambiente calmo e acolhedor que lhes proporcione alegria, prazer e segurança;

. Desenvolver a autonomia e auto-estima;

. Desenvolver a expressão e comunicação;

. Desenvolver a psicomotricidade;

. Desenvolver capacidades sensoriais, sócio-afectivas;

. Desenvolver capacidades cognitivas;

. Promover a interiorização de regras sociais e limites;

. Desenvolver atitudes de respeito, cuidado e cooperação para com o outro;

. Desenvolver hábitos de higiene e alimentação saudável;

. Estimular a linguagem oral e a comunicação;

. Promover o raciocionio lógico-matemático;

. Promover oportunidades para desenvolver problemas

. Momentos de partilha, convívio e interacção, onde possa reforçar os laços emocionais e afectivos.

. Com este projecto pretende-se que a criança realize todo o seu potencial de desenvolvimento, num contexto adequado que lhe permita interagir com os outros e que construa relações, de forma a dar resposta aos diferentes recursos da sua personalidade.

bottom of page